A neblina pode ser mais perigosa do que a escuridão ou a chuva, porque além de reduzir a visibilidade ela umedece o asfalto. É fundamental tomar o máximo de cuidado. Para isso, as luzes e a sinalização do veículo precisam estar em ordem. 1-O ideal é não dirigir na neblina, principalmente se você não tiver experiência em estradas nessas condições. O melhor é adiar a saída ou parar em algum lugar seguro, como um posto de gasolina ou povoado, e esperar passar.2-Veja a previsão do tempo para saber se há neblina, ou possibilidade de haver, antes de pegar a estrada.
3-Se você estiver dirigido quando a neblina se formar ou não puder esperar que ela passe para viajar:
Acenda as luzes baixas e as de neblina.
4-Reduza a velocidade, mas nunca abaixo do mínimo indicado para a rodovia, porque se você estiver muito devagar outro carro pode se aproximar de repente e bater.
5-Não pare no acostamento nem na pista. Pare em um lugar longe da estrada.
6-Respeite todas as placas de advertência que estiverem na rodovia para esta condição. Preste atenção nas sinalizações de curvas, pontes, etc.
7-Preste atenção nos sons. Desligue o rádio e viaje em silêncio. Ficar atento aos sons da estrada ajuda a compensar a falta de visibilidade.
8-Evite ultrapassar outros veículos.
Importante
Não há uma opinião unânime quanto ao uso do pisca-alerta. Para alguns, ele é necessário, pois ajuda os demais motoristas a verem o seu carro. Para outros, o pisca-alerta pode criar confusão, já que outro motorista pode pensar que você está parado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário