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quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Faça uma revisão no circuito de refrigeração

Manter a temperatura do motor nos níveis corretos é vital para a vida útil da peça. Isso não depende apenas do radiador, mas sim de todo o circuito envolvido. Por isso, é importante manter todos os componentes em bom estado.
Você precisa de
Luvas de borracha
Flanelas
Chave de fenda e várias ferramentas
Escova
1- Procure vazamentos: Com o motor frio e o carro estacionado em lugar plano, de preferência onde ele fica sempre, faça uma revisão do circuito de refrigeração (mangueiras, radiador, bomba) em busca de vazamentos. Se houver manchas azuladas no chão da garagem, pode haver vazamento. Muitas vezes, os vazamentos acontecem apenas quando o carro está em funcionamento. Uma grande redução do nível do líquido de refrigeração pode apontar o problema. Use luvas e flanelas para não sujar nem machucar as mãos.
2- Tampa do reservatório do radiador: Por norma, a tampa do radiador deve ser trocada a cada dois anos aproximadamente. Mas é bom checar se a mola interna faz boa pressão (tem que estar dura; se estiver mole, é mau sinal) e se a borracha que fecha a tampa está em boas condições. Use ferramentas para isso. Se for trocar a tampa, assegure-se de que a nova tem as mesmas características.
3- Mangueiras: Elas geralmente são de borracha e é preciso checar se não estão quebradiças, moles demais ou com buracos. Se alguma delas tiver esses problemas, é melhor trocar o jogo inteiro, para não misturar mangueiras novas e velhas.
4- As abraçadeiras ajustam as mangueiras às entradas e saídas do sistema. Verifique se elas estão em bom estado (sem ferrugem) e bem ajustadas. Se houver uma folga na extremidade de uma mangueira, talvez seja só questão de ajustar as abraçadeiras.
5- Exterior do radiador: Não basta trocar o líquido de refrigeração e limpar o interior do radiador. A parte externa também é vital, já que as pequenas chapas de metal afetam a temperatura. Use uma escova e, com muito cuidado para não danificar o sistema, retire os restos de sujeira, insetos, lama, grama, etc.
Importante
Só mexa no carro com o motor frio, já que o contato com as partes quentes ou com a água fervendo pode machucar você.
Para trocar as mangueiras, é preciso retirar todo o líquido do circuito. Por isso, é recomendável fazer a revisão antes de trocar o líquido de refrigeração.

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