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segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Coloque em prática as oportunidades de negócio

O maior desafio para uma empresa é encontrar uma idéia ou uma oportunidade de negócio que justifique a sua existência e promova o seu crescimento. Das visões dos empreendedores surgem possibilidades que devem ser analisadas com cuidado para nem apostar em fantasias nem perder chances promissoras.
1-Mantenha-se sempre atento às oportunidades e aproveite cada momento. O mercado é muito dinâmico e não existem fórmulas fixas que determinem o que dará bons resultados. Por isso, analise tudo o que você percebe. Não permita que a "obrigação" de seguir um caminho impeça mudanças positivas.
2-Se você tem relações comerciais com produtos ou serviços que pode desenvolver, observe se existem clientes potenciais para eles. Um bom negócio não depende apenas de um bom produto ou serviço, mas sim da existência de consumidores (um mercado real) que os demandem.
3-Analise se a demanda dos clientes pode acabar rapidamente. É fundamental que a necessidade dos seus clientes potenciais se mantenha a longo prazo. Às vezes é possível fazer um "bom negócio" com uma transação passageira, mas se você só pensar a curto prazo jamais construirá uma empresa.
4-Aplique o pensamento lateral, a associação de imagens ou qualquer outra técnica criativa nas situações cotidianas. Pergunte-se: Que produtos ou serviços não estão disponíveis no meu bairro e são demandados com freqüência? Não tema as respostas. Rapidamente você terá um panorama sobre a viabilidade do negócio e as suas possibilidades no setor.
5-Gere um produto ou serviço que agregue valor para o seu cliente em potencial. Caso contrário, será muito difícil enfrentar a concorrência. Os consumidores não trocam de marca se não percebem alguma diferença favorável nessa mudança.
6-Destaque o que é novo no seu produto e sua utilidade. Você pode melhorar algo já existente no mercado ou propor uma novidade. Em todos os casos você deverá ampliar a satisfação às necessidades dos usuários ou resolver de maneira mais eficiente as suas demandas.
7-Estude e quantifique o segmento de mercado que você deseja satisfazer para ponderar o tamanho do seu negócio. Por mais especializado que seja o setor ou a atividade em que você quiser entrar, sempre deverá ser possível calcular um número mínimo de clientes dispostos a demandar os seus produtos.
8-Lembre-se de que cada idéia específica deverá ser analisada para avaliar sua viabilidade. Leve em conta estes três aspectos:
Viabilidade técnica. Posso fazer?
Viabilidade econômica. É rentável?
Viabilidade financeira. Disponho dos recursos para o negócio?
9-Monte uma equipe ou crie uma rede de relações (network). Contar com colaboradores ajudará a reduzir a subjetividade e a ser mais objetivo na análise das oportunidades de negócio que você detectou e na execução das idéias.
10-Esteja sempre motivado, tenha realmente vontade de tocar o seu projeto. Acreditar na sua idéia ajudará a superar os diversos problemas que aparecerem durante a sua "viagem empresarial".
Importante
Utilize sua criatividade, as informações de que dispõe e o seu bom senso para montar um negócio baseado realmente em idéias boas e viáveis. Utilize sua objetividade e capacidade profissional para implementá-las.

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