Olá visitante!
Seja Bem Vindo !

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O preço do dinheiro

Quando você pensa em investir as suas economias, é fundamental saber quanto vai ganhar. Antes de tomar uma decisão, analise os conselhos a seguir.
1- O preço que você paga ou recebe pelo dinheiro é estabelecido pela "taxa efetiva".
2- Se pedir um empréstimo, a taxa efetiva vai sendo calculada sobre o saldo (aquilo que você ainda deve) da dívida, não sobre a dívida inicial.
3- Se fizer um investimento, a taxa efetiva será calculada considerando o capital (quanto você investiu) mais os juros que você reinvestir ao longo do tempo.
4- O custo de um empréstimo ou a rentabilidade de um investimento dependem da taxa efetiva correspondente ao período da operação.
5- Qualquer taxa que não seja a efetiva dará uma informação inútil. Algumas entidades bancárias costumam divulgar a taxa nominal anual ou a taxa direta porque tornam a oferta mais atraente.
6- Se você receber a oferta de um empréstimo com uma taxa suspeitamente baixa, exija saber quais são todas as despesas que serão cobradas.Muitas vezes o mercado financeiro lança empréstimos aparentemente vantajosos, mas o custo total aumenta consideravelmente com a cobrança de diversos gastos ou custos ocultos.
7- Os gastos ou custos ocultos mais comuns são seguros, despesas de manutenção, taxas administrativas, comissões e impostos. Exija que o seu assessor financeiro incorpore esses custos à dívida e recalcule a "taxa efetiva" para você não ter surpresas.
Importante
Assessore-se com agentes financeiros confiáveis e com experiência comprovada no mercado. Assim você poderá comparar os preços reais do dinheiro.

Nenhum comentário: