Olá visitante!
Seja Bem Vindo !

quarta-feira, 4 de março de 2009

Seu dinheiro em épocas difícieis


A complexa situação econômica mundial repercute nas nossas vidas e pode nos levar a decisões erradas e que afetem as finanças pessoais.Então, mantenha as suas finanças estáveis.
1- Evite ter dívidas com os cartões de crédito. Pague a conta toda e, se precisar parcelar, quite a dívida o mais rápido possível para não pagar juros.A "vantagem psicológica" de não ter dívida com o cartão também é importante.Não pagar juros é sinônimo de não aumentar suas despesas desnecessariamente.
2- Tenha sempre um fundo para emergências.Guarde pelo menos o valor equivalente a três meses das suas despesas mensais fixas em uma conta que você possa movimentar. Isso servirá como segurança financeira e emocional no caso de ter um problema.
3- Não deixe que os problemas financeiros de curto prazo repercutam nos seus planos de longo prazo. Tenha sempre pelo menos um projeto a médio ou longo prazo.
4- Destine parte da sua poupança mensal para a aposentadoria. Invista nisso entre 5% e 10% da sua renda. Assim você ajudará a garantir sua futura independência econômica, além de tornar a administração do seu dinheiro mais eficiente.
5- Faça seguros, para a casa, o carro, de invalidez e qualquer outro que esteja ao seu alcance e lhe dê proteção.Muitas vezes os seguros de vida ou de invalidez garantidos pelo seu contrato de trabalho não são os mais adequados para você. Analise as suas necessidades e tente cobri-las.A sua saúde e o seu bem-estar individual não dependem só de você, mas a construção de uma boa rede de segurança trará tranqüilidade para a sua mente e a sua economia futura.
6- Diversifique os seus investimentos. Isso é vital para você se sentir mais à vontade e compensar possíveis perdas de algum dos seus ativos.
7- Destine parte dos seus recursos a investimentos em imóveis. A rentabilidade pode ser menor, mas a possibilidade de perdas é quase nula. Além disso, como a tendência é a valorização com o passar do tempo, elas serão uma opção interessante tanto para você como para a sua família no futuro.
8- Pense antes de agir. Não permita que as emoções tomem conta das suas decisões financeiras nem aja como os outros sem analisar bem a situação.Não se desespere. A proporção entre risco e ganhos obedece ao bom senso. Fique longe de negócios ou projetos fantasiosos que poderiam tornar você rico da noite para o dia.
Importante
Acostume-se às mudanças, porque o futuro financeiro está cheio de incertezas. É comum você não saber se está diante de uma oportunidade ou de um risco.
Planeje as suas finanças com tranqüilidade e não espere as épocas turbulentas para fazer isso.

Nenhum comentário: