Olá visitante!
Seja Bem Vindo !

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Afinador de instrumentos on-line















1-Entre no site http://customsolutionsofmaryland.50megs.com/musicassistant.htm
2 -Baixe o programa Music Assistant indicado para o sistema operacional da sua máquina. Você pode optar entre a versão para Windows XP ou para Mac. O programa é gratuito. Pesa pouco mais de 1 Mb, e não é preciso instalá-lo. Quando você clica no arquivo com a extensão ".exe", ele é executado automaticamente.
3 -Escolha uma das duas funcionalidades: Metrônomo (Metronome mode) ou Afinador (Tune-up mode). A opção "Support CSoM" permitirá fazer uma doação aos desenvolvedores do programa. a) Você pode utilizar o Metrônomo e medir o tempo escolhido por meio de som ou de uma barra colorida. Depois de selecionar o ritmo (medido em quantidade de batidas por minuto ou bpm, do inglês "beats per minute"), clique em Start (Começar). Você pode marcar a opção de Flash, para ver a barra, ou desmarcar para escutar o som. b) Se você escolher o modo Afinador, terá quatro opções de ondas acústicas (sine, square, triangle e sawtooth). A notação padrão é A4. Para escutar as diferentes ondas de som, selecione-as e clique em "Play note" (Tocar nota). Você pode modificar a freqüência da nota predeterminada A4, dentro de uma faixa de 398 Hz a 445 Hz.
4-Escolha a nota pelo quadro, ou mude o instrumento (há 28 opções com suas respectivas notações) na última casa dentro de "Choices" (Opções). Lembre que você pode escutar esses sons cada vez que clicar em "Play note".
5-Você também pode fazer isso a partir da barra de ferramentas, clicando na opção "Instrument Data" (Dados do instrumento) e depois em "Show Data" (Mostrar dados). Aí você poderá acrescentar notas, e escutar à medida que fizer a seleção.
6-Para escolher outro método de afinação, selecione o "Lucy Tunning Method" (Método de afinação de Lucy) na barra de ferramentas. Escute diferentes alternativas para afinar.
Importante
Para saber mais sobre este método, leia o tutorial no site indicado no começo da matéria.

Nenhum comentário: