Olá visitante!
Seja Bem Vindo !

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Montar uma planilha de controle no Excel

Um bom começo para quem se sente perdido em meio a diversas informações e precisa estabelecer uma ordem para a realização de tarefas ou controle de fluxo é fazer uma lista de pendências e prioridades. Um documento do Excel pode facilitar ainda mais a visualização dos componentes. Para ajudá-los a manter um domínio seja sobre as ações a serem realizadas no dia, seja sobre os gastos cotidianos, seguem algumas dicas para a elaboração de uma planilha:
1-Para criar um documento para controle das ações diárias o processo é simples.
Crie doze planilhas, nomeando-as com os meses do ano. Assim você terá o controle anual consolidado em apenas um documento. No canto esquerdo do documento, clique nas guias Plan 1, 2 ou 3 com o botão direito do mouse e Inserir.
2-Para alterar os nomes das planilhas, clique novamente com o botão direito em Plan e Renomear.
3-Digite as datas do mês nas colunas e os horários nas linhas. E agora só resta preencher as atividades agendadas.
4-Para o controle de custos, uma das formas mais utilizadas é o registro das receitas (qualquer valor que entre no orçamento) e das despesas:
Na célula A1 (coluna A, linha 1), nomeie a sua planilha e selecione as 12 células à direita. Clique em Formatar - Células - Alinhamento - Mesclar células.
5-Na linha 3, a partir da coluna B, digite os meses do ano.
6-Na linha seguinte, coluna A, escreva os nomes das categorias e nas linhas abaixo os tipos de receita. Exemplo: Categoria - Receita; e Tipos de Receita - Salário, Hora extra, Reembolsos.
7-Salte uma linha e escreva: Receita Total.
8-Pule mais uma linha e coloque a categoria: Despesas e, em seguida, os tipos de despesas, como exemplo: Alimentação, Celular, Aluguel.
9-Para uma melhor visualização, salte mais uma linha e digite Total de Despesas e separe outra para o Balanço, que será o resultado final entre receitas e despesas.
10-Para trabalhar com valores monetários, no menu Formatar, guia Número, selecione a opção Moeda, com duas casas decimais e clique em Usar Separador de 1000 para ter um ponto indicador de milhares.
11-Agora as fórmulas: Na linha Total de Receitas, coluna correspondente ao mês de janeiro, insira a fórmula: =SOMA(B5:B7), que corresponderá ao total de receitas, naquele mês, conforme exemplo acima.
12-Arraste a alça do canto inferior direito da célula até o mês de dezembro. Assim, se você digitar um valor em qualquer célula das receitas, esse valor será automaticamente acumulado na linha de Total.
13-Na linha Total de Despesas, digite a soma de todas as acumulações parciais de despesas na coluna de janeiro: =B12+B13+B14 e arraste a alça para as células à sua direita.
14-Na linha Balanço, insira a fórmula: =B9-B16, que resultará no Total de Receitas menos o Total de Despesas. Arraste a alça para as células à sua direita.
Importante
Na planilha podem ser inseridas qualquer quantidade de despesas e receitas, mas atente às linhas que serão digitadas nas fórmulas para que o resultado final contemple todos os valores.

Nenhum comentário: