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quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Detecte problemas no alinhamento

O alinhamento das rodas consiste em deixá-las em perfeito paralelismo entre si com relação ao chassi. Se elas não estiverem alinhadas, podem estragar os pneus e prejudicar a segurança do veículo e dos passageiros. O alinhamento deve ser feito em oficinas especializadas. Saiba como identificar os problemas.
1- Direção:O primeiro sinal evidente de problema no alinhamento está no volante. Em uma reta, o carro tende a ir mais para um lado ou para o outro e é preciso "segurar" a direção para manter o veículo em linha reta.
2- Pneus:Depois de algum tempo com o problema de alinhamento, os pneus ficam gastos de forma desigual, principalmente nas bordas. Isso acontece porque a tendência do motorista é girar o volante sempre na direção contrária àquela para onde o carro está puxando.
3- Impactos:Depois de uma batida, de uma queda em um bueiro ou em um buraco grande na pista ou de circular por caminhos muito irregulares (de pedra, por exemplo), é muito provável que as rodas precisem ser alinhadas.
4- Troca de pneus:Ao colocar pneus novos ou fazer um rodízio neles, é indispensável levar o veículo para fazer o alinhamento e o balanceamento.
5- Se o carro não apresentar problemas, é recomendável checar o alinhamento a cada 10 mil quilômetros.
Importante
Se a perda do alinhamento acontecer depois de um impacto ou batida, é recomendável fazer uma revisão no trem dianteiro. Você deve fazer a mesma revisão se, depois do alinhamento, os problemas com o volante persistirem.

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