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quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Dirigindo em ladeira

Em ladeiras muito íngremes, o carro não funciona da mesma maneira que em uma área plana. Por isso, é preciso ter alguns cuidados, como os descritos a seguir.
1- Sistema de freio (freios, pastilhas, líquido, etc.):É fundamental checá-lo antes se você sabe que vai rodar por uma área com subidas e descidas.Como o veículo fica mais pesado nessas situações, os freios são mais usados.
2- Ao frear, não mantenha o pedal totalmente apertado. É recomendável "bombear" com toques suaves.Isso permite que o freio seja ventilado e corrige possíveis desvios na direção.
3- Redução da velocidade:O veículo tende a acelerar sozinho pela inércia, o que dificulta o funcionamento do freio. Por isso, é fundamental não andar em excesso de velocidade.
4- Freio motor:O melhor freio durante uma decida é o freio motor. A redução de velocidade realizada com o pedal funciona como complemento. Você deve rodar com o carro em marchas reduzidas para aumentar as revoluções, permitindo um controle maior.
5- É recomendável reduzir a marcha antes da descida e não durante a mesma.
6- Não mantenha o pé na embreagem nem coloque o carro em ponto morto. Não desça na "banguela", pois você não contará com o freio motor e terá apenas o freio do pedal. É arriscado.
7- Pela aceleração constante do carro em uma descida, é mais difícil mudar as marchas. Você deve ser preciso nas marchas e não trocá-las a toda hora.
8- Se precisar manter o carro parado, use o freio de mão para evitar que ele desça. Libere-o quando precisar andar novamente.
9- Ao estacionar em uma ladeira, trave as rodas dianteiras no meio-fio. Você também pode usar uma pedra grande ou um pedaço de madeira para evitar que o carro desça.
Importante
Se você sabe que vai circular por áreas com ladeiras ou montanhas, faça uma revisão nos freios, na embreagem e na caixa de marcha.

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