Olá visitante!
Seja Bem Vindo !

sábado, 8 de agosto de 2009

O que saber antes de abrir seu próprio negócio

Se você sempre sonhou em ter seu próprio negócio, vá com calma. Antes de conquistar a tão esperada profissão de empresário, é preciso analisar e planejar cuidadosamente o que fazer antes de empreender. O Útil e Fútil separou algumas dicas cruciais antes de se tornar um empreendedor. É necessário ter cautela ou então seu sonho pode acabar mais cedo do que você imagina. Veja:
1-Informação: buscar o máximo de informações possíveis sobre o setor que pretende atuar é vital para o bom funcionamento da empresa. Assim como fazer uma pesquisa de mercado para identificar as principais necessidades do seu negócio em termos de infra-estrutura, mão-de-obra e fornecedores. Conte sempre com a ajuda do Sebrae, entidade que ajuda o micro e pequeno empresário a se preparar adequadamente para empreender.
2-Rendimentos: se você vai investir dinheiro num negócio, é bom estar preparado para se sustentar enquanto sua empresa começa a caminhada. É bom sempre separar uma parcela dos investimentos para ser o seu "salário" durante 6 meses.
3-Custo fixo inicial: com a pesquisa de mercado em mãos, estude qual seria seu custo fixo inicial. Isso inclui reforma, imóvel, maquinário, equipamentos etc. Talvez esse primeiro custo fixo seja alto demais e você precise rever seu planejamento. Atenção nisso!
4-Capital de giro: é chamado assim pois é a parte do investimento que será aplicada após a empresa estar pronta para funcionar. O capital de giro deve ser calculado de forma que cubra o valor de produção e venda dos produtos. Não esqueça de separar esse montante também antes de investir de fato.
5-Análise geral: com a pesquisa de mercado em mãos e os valores de investimento fixo e de capital de giro, além do seu sustento, analise se é mesmo o momento de investir ou se é melhor aguardar mais um pouco. Essa é a etapa para saber se você tem o valor suficiente ou se a procura por um sócio é inevitável.
Importante
Não deixe de conversar com empreendedores que você conhece. Identifique quais foram as dificuldades deles no começo, oriente-se pelo faturamento atual e pergunte sempre qual foi o resultado do primeiro ano do negócio. Perguntar não ofende e o juntar o máximo de informação possível antes de abrir um negócio pode ser a chave do seu sucesso.

Nenhum comentário: